segunda-feira, 24 de setembro de 2012
sexta-feira, 21 de setembro de 2012
Formação "A Representação Mental de Textos e Discursos"
No dia 15/09/2012, a professora Otília realizou a primeira formação com os novos pibidianos do subprojeto Letras-Português, coordenado pela professora Maristela P. Fritzen. Entre os calouros, participaram os acadêmicos Andressa, Caroline, Eriberto, Pâmela, Rayana e Samantha; as professoras Susana, que é a supervisora desse projeto na escola Machado de Assis, e Bethânia (NEL); a formação também contou com a participação de alguns acadêmicos veteranos e convidados.
A professora expôs o objetivo do subprojeto que seria trabalhar e desenvolver junto aos alunos, no caso, da escola Machado de Assis, as narrativas, oportunizando a eles o reconhecimento, a construção, a reconstrução e a apropriação dos gêneros que serão estudados. Falou da importância dos “esquemas” ou “gramáticas das estórias” que algumas crianças já têm internalizados, devido aos eventos de letramento familiar aos quais foram expostas. Por outro lado, falou da responsabilidade que recaiu sobre a escola que agora “tem que dar conta” daquelas crianças que não foram expostas a essas práticas na infância.
Nessa formação, a professora abordou, principalmente, o texto “A Representação Mental de Textos e Discursos” que traz o estudo do modelo de Stein e Glenn (1979), reformulado por Scliar-Cabral e Grimm-Cabral.
Esse encontro, além de produtivo e esclarecedor, foi importante, pois veio ao encontro dos objetivos do subprojeto, e dentre as ações previstas temos “Formação teórica do professor em formação no que concerne ao sistema de escrita e organização textual”.
![]() |
O grupo que participou da formação. |
![]() |
As professoras, Otília e Bethânia, e os novos pibidianos. |
Por Eriberto Manoel Moreira.
segunda-feira, 17 de setembro de 2012
Segunda visita a 8ª série, bolsistas Cinara e Karina
No dia 10 de setembro as bolsistas Cinara e Karina fizeram sua segunda visita à escola para dar continuidade às atividades com a 8ª série.
Nesse encontro foram iniciados os trabalhos com o gênero narrativo Histórias Policiais e as bolsistas fizeram uma verificação com os alunos sobre o que eles sabiam sobre esse gênero, podiam ser obras literárias, histórias em quadrinhos, séries de televisão, etc.
Após essa abordagem, cada aluno recebeu um roteiro, contendo os vinte passos para a produção de uma boa história policial, e, após uma leitura e explicação dos passos, eles foram convidados a produzir individualmente a própria história. Foi dado um período em sala para que eles compusessem a história e, quem não havia terminado, levou para terminar em casa.
Durante esse momento de produção, várias histórias policiais clássicas foram levadas para que os alunos pudessem ter um pouco de contato visual com as obras, analisar as capas, conhecer os autores, tudo para que eles sejam estimulados a cultivar a prática da leitura.
Depois da atividade de produção textual, os alunos assistiram ao curta metragem “Investigação Particular”, que contava com vários elementos de histórias policiais e como o final do filme era confuso, a turma foi instigada a imaginar o que havia acontecido.
Como a aula já estava chegando ao fim, foi iniciada com os alunos, uma análise de conhecimentos sobre os tempos e modos verbais e as atividades foram recolhidas para que as bolsistas pudessem corrigir em casa.
Outra atividade sobre a classe gramatical verbo, foi levada para a sala, mas não houve tempo hábil para a realização. As bolsistas Cinara e Karina farão correções e análises tanto da história policial de cada aluno, quanto da atividade sobre verbos, e a partir dos resultados obtidos, haverá a continuação e direcionamento do trabalho com a 8ª série.
Como acontece em todos os encontros, a turma recebeu todo o material por escrito, e eles ficaram muito interessados no gênero, pois é uma temática que normalmente desperta muito interesse nos adolescentes.
Depois da aula as bolsistas fizeram pela primeira vez o mural do PIBID na escola para divulgar as atividades e o trabalho com a oitava série.
quinta-feira, 6 de setembro de 2012
Cronograma/Setembro - Oscar Maluche
Escola Oscar Maluche
Bolsistas: Ana Carolina Goetzinger, Jéssica Reinert dos Santos, Lutiane Schramm Cugik e Odete Ignaczuk
CRONOGRAMA DE SETEMBRO/2012
"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria."
Paulo Freire
03/09/2012
Visita à escola: Aplicação das apostilas sobre conectores, iniciar o prieto sobre lembranças e contos de terror com os personagens e cenários.
17/09/2012
Visita à escola: Aplicar apostila sobre anafóricos e personagem;
Reunião de grupo com a Orientadora Maria Luisa na escola.
Datas à definir para:
* Fazer as entrevistas junto com os alunos;
* Terminar resumo expandido;
* Digitação e análise das narrativas;
* Fazer orçamento com as gráficas referente ao livro;
* Elaboração da apostila sobre anafóricos;
* Fazer artigo/relato para Encontro PIBID UFSC.
Relatório/Agosto - Oscar Maluche
Escola Oscar Maluche
Bolsistas: Ana Carolina Goetzinger, Jéssica Reinert dos Santos, Lutiane Schramm Cugik e Odete Ignaczuk
RELATÓRIO MENSAL – AGOSTO/2012
“Não se pode falar de educação sem amor.”
Paulo Freire
No mês de agosto todas as integrantes do grupo participaram das visitas à escola, com resultados satisfatórios do que foi proposto.
Na escola:
Na primeira visita do mês na sétima série matutino foi apresentado o projeto sobre memórias, e entregue um roteiro de perguntas para a entrevista para eles fazerem com uma pessoa mais velha. Na segunda visita foi aplicada a apostila sobre pontuação feita pela bolsista Jéssica, contendo além de conteúdos e exemplos explicativos, continha exercícios para os alunos resolverem. Os alunos participaram e gostaram da apostila, o que foi muito gratificante.
Na sétima série vespertina, a primeira visita também foi para trabalhar a apostila de pontuação. Os alunos foram bastante receptivos, colaborando com os exercícios e aparentemente compreendendo bem o conteúdo. Na segunda visita foi verificado que os alunos não estão colaborando com as entrevistas que foram pedidas, trazendo as mesmas incompletas ou somente com algumas palavras, o que não seria suficiente para começarmos o projeto do livro. Neste dia, também foi trabalhado a apostila sobre conectores feita pela bolsista Ana. Os alunos reagiram bem e fizeram todas as atividades propostas, mas demonstraram dificuldades nesse assunto que, realmente, exige um pouco mais de estudo.
No sétimo ano vespertino, também foi trabalhado a apostila sobre pontuação. De início foi explicado sobre o projeto, como havia falado que eles produziriam um conto de fadas, então retifiquei explicando que, através das narrativas feitas por eles, pude observar que eles tiveram ótimas idéias e que eles teriam capacidade de escrever um conto de terror.
Reuniões:
Neste mês tivemos uma reunião com a supervisora Maria Luisa para debater sobre nossas próximas ações e ideias para os próximos meses. Nesta reunião, foram decididos alguns temas ainda pendentes e os horários que seria mais conveniente para as duplas visitarem a escola. No caso da nossa dupla, não houve mudanças, continuando a visita a cada 15 dias nas segundas feiras à tarde.
Foi feita também uma reunião de grupo com a Professora Otília que para esclarecimentos sobre o resumo estendido que faremos e também sobre o projeto do livro, a ser realizado juntamente com os alunos da escola Oscar Maluche, assim como o andamento das aulas, visitas e planejamento das próximas ações, como fazer os orçamentos para a confecção do livro e mudanças que teremos que fazer para o bom funcionamento do projeto.
Outras atividades:
As bolsistas também trabalharam nas apostilas e jogos para as próximas aplicações, no resumo estendido para o colóquio e nas análises das narrativas produzidas pelos alunos.
quarta-feira, 5 de setembro de 2012
Primeira visita aos alunos da 8ª série
No dia 27 de agosto de 2012, as bolsistas Cinara e Karina fizeram a primeira visita à oitava série. Iniciaram a aula se apresentando aos alunos e explicando o que é o programa PIBID.
Em seguida, a acadêmica Cinara fez uma contextualização do gênero que seria trabalhado, falou dos principais autores, das características, e entregou aos alunos uma folha na qual estavam todos os tópicos explicados.
Depois de anotar as ideias dos alunos no quadro, as bolsistas pediram que os alunos lessem a crônica silenciosamente, e logo após leram-na para eles. Então perguntaram se era o que eles esperavam da crônica, qual o efeito do título, se eles acreditavam que o lixo depois de jogado fora continua sendo da pessoa ou não, e se alguém tem o direito de mexer no lixo alheio. O que gerou uma breve discussão na sala, levantando diferentes opiniões sobre.
Após a revisão do gênero crônica. As bolsistas iniciaram a explicação de quatro classes gramaticais: substantivo, adjetivo, numeral e artigo. E entregaram aos alunos uma folha que continha as classes, explicações e exemplos.
Para fixar o conteúdo exposto, fizeram “ O jogo das classes” com uma caixa preta (adaptado por elas).
Se acertasse o objeto, ganharia o direito de responder à uma pergunta envolvendo o objeto e as classes gramaticais. Cada pergunta tinha variadas pontuações de acordo com o grau de dificuldade.
A equipe que alcançasse, ao fim do jogo, o maior número de pontos venceria.
Os alunos se divertiram muito e acertaram a maioria das perguntas que lhes foram feitas, demonstrando domínio do conteúdo explicado.
A equipe das meninas venceu o jogo e ganhou uma caixa de bombons e uma de bis como prêmio, mas os meninas não ficaram sem nada, também receberam uma caixa de bis, em agradecimento a participação ativa na aula.
segunda-feira, 3 de setembro de 2012
Cronograma das atividades do mês de setembro –
Escola Pe. Theodoro Becker
Data | Atividade | Grupo/ Dupla/ Individual |
Início do mês | Organizar o planejamento das duplas em forma de sequência didática conforme orientação do professor Alício. | Dupla |
A definir | Organização do portfólio com as atividades desenvolvidas na escola e com as produções dos alunos. | Dupla |
Início do mês | Conclusão do resumo expandido para publicação no livro que será lançado. | Grupo |
04/09/2012 | Reunião do grupo para socialização das visitas à escola e para montagem da dinâmica do Show do Milhão. | Grupo |
04/09/2012 | Reunião para correção e análise dos textos produzidos pela 7ª série - Memórias | Dupla |
10/09/2012 | 2ª visita à escola das acadêmicas Cinara e Karina que estão trabalhando com a 8ª série. | Dupla |
11/09/2012 | 2ª visita à escola das acadêmicas Cristiane e Martha, 7ª série encerrando o gênero memórias e iniciando o gênero teatro | Dupla |
A definir | Encontro Cristiane e Martha para confecção do jogo: tempos verbais em Memórias e planejamento aula: Teatro | Dupla |
12/09/2012 | 2ª visita à escola das acadêmicas Heloisa e Mariana, que encerrarão o trabalho de poesias com o 6º ano. | Dupla |
A definir | Encontro da dupla Karina e Cinara para avaliação da ida à escola e para planejamento da visita de outubro. | Dupla |
15/09/2012 | Formação sobre Scliar- Cabral e Grimm- Cabral. | Grupo |
19 ou 20/09 | Participação/Apresentação na MIPE | Karina |
22/09/2012 | II Seminário do PIBID - FURB | Grupo |
Relatório/Agosto - Theodoro Becker
Atividades realizadas em Agosto/2012
pelo grupo da Escola Pe.Theodoro Becker.
No mês de agosto iniciamos as visitas do segundo semestre à escola Pe. Theodoro Bekcer. O grupo está com seis integrantes e o dividimos em duplas de trabalho, agora, além do 6º ano e 7ª série, temos a oportunidade de realizar atividades com a 8ª série.
Grupo de estudos no Núcleo de Estudos Linguísticos: algumas integrantes do grupo têm a oportunidade de participar semanalmente do grupo de estudos, que tem por objetivo estudar artigos, obras e produções dos bolsistas, com o intuito de trazer novos conhecimentos aos participantes.
Palestra com professora de Portugal: a professora Natascha da Universidade do Minho de Portugal foi uma palestrante convidada no mês de agosto e pontuou importantes questões sobre o “ensino centrado no aluno”. Algumas integrantes do grupo puderam acompanhar esse importante evento.
Ida à escola: Todas as duplas já realizaram a primeira visita do semestre e o resultado foi gratificante.
Com o 6º ano as bolsistas Heloisa e Mariana trabalharam o gênero Poesia e também pontuação através de um jogo que elas produziram. A poesia para a dinâmica foi escrita pela Mariana e os alunos se saíram muito bem, mostrando que sabiam utilizar adequadamente a pontuação.
Na 7ª série as bolsistas Cristiane e Martha iniciaram o trabalho com “Memórias” e “Autobiografia”, e puderam revisar tempos verbais (pretérito) e explicar noções sobre adjetivos e advérbios. Os alunos foram estimulados a lembrar de histórias que aconteceram na infância e ficaram empolgados com a oportunidade.
Na 8ª série a motivação não foi diferente, mesmo sendo a primeira visita eles foram muito participativos. As bolsistas Cinara e Karina revisaram as características da crônica que eles já estavam estudando com o professor e iniciaram uma revisão sobre classes gramaticais (artigo, substantivo, adjetivo e numeral). Para revisar as classes as bolsistas criaram o “Jogo das classes gramaticais”. Na dinâmica os alunos tinham que descobrir o que havia dentro de uma caixa utilizando os sentidos (tato, olfato e paladar) e depois responder questões sobre classes gramaticais. Foi muito divertido!
Correção e submissão de artigos: as integrantes estiveram envolvidas na correção dos artigos para o I Colóquio que se realizará na FURB e na preparação do banner para a participação na MIPE – Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão que também acontecerá na FURB.
Relatório/Agosto - Carlos Maffezzolli
PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Escola: EEB Carlos Maffezzolli
Supervisora: Roseane Huber de Souza
Orientadora: Otilia Lizete Martins Heinig
Bolsistas: Debora, Gabriela, Patrícia, Stéphanie, Tainara e Thais.
RELATÓRIO GERAL DE HORAS – AGOSTO/2012
O mês de agosto foi dedicado a pesquisas sobre as narrativas dentro do gênero musical, as chamadas músicas narrativas, para serem trabalhadas em sala de aula. Dividindo-nos em duplas, elaboramos atividades que englobam gramática, coesão e coerência. Realizamos diversas leituras, entre elas a matéria de capa da revista Nova Escola intitulado “Por que e como ensinar gramática”. Visitamos a EEB Carlos Maffezzolli e as bolsistas Debora e Patricia mencionaram aos estudantes o próximo assunto que será abordado: paródias.