quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

            Olá!
            Nós somos Gabriela e Thais, formandas do curso de Letras da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Participamos do PIBID desde o começo, em 2011, e estamos aqui para falar um pouco acerca das nossas experiências nesse projeto.
            Acompanhamos a mesma turma desde 2011, da 6ª até a 8ª série. O primeiro momento do projeto, o segundo semestre de 2011, foi destinado a aplicação de uma proposta de produção de texto e diagnóstico das principais dificuldades dos estudantes na hora de compor uma narrativa. Tendo esses pontos destacados, planejamos nossas atividades para o ano seguinte.
            De Março a Junho de 2012 apresentamos aos alunos os contos e as fábulas. Trabalhamos as características específicas de cada gênero, os tempos verbais predominantes em cada, a existência do discurso direto, entre outras particularidades dos textos. Em determinados momentos, como o trabalho com tempos verbais, partimos das produções dos alunos, sem identificá-las, apontando juntamente com os alunos pontos que poderiam ser aprimorados.
            No segundo semestre de 2012, desenvolvemos uma sequência didática intitulada “Músicas Narrativas”. O gênero musical escolhido foi o rock, dessa forma, apresentamos aos alunos uma breve contextualização do rock no cenário nacional. Entregamos e ouvimos algumas ‘músicas que contam histórias’, buscando identificar os elementos da narrativa: ambientação, personagens, cronologia etc. Na sequência, escolhemos a música que seria a base do nosso trabalho: Era um garoto... da banda gaúcha Engenheiro do Hawaii. Contextualizamos a música que traz elementos como a Guerra do Vietnã. Feito isso, distribuímos os personagens entre a turma, organizamos elementos de cenário e figurino e marcamos um dia para a filmagem. O produto final da nossa sequência foi o vídeo, a música encenada pelos alunos (disponível em http://www.youtube.com/watch?v=EEonSqJoja0)
            Já em 2013, no primeiro semestre, apresentamos aos alunos as versões originais, escritas pelos irmãos Grimm, e as versões Disney de alguns contos. Comparamos as duas escritas, mostramos outras formas de reconto e trabalhamos a escrita do conto de fadas pelos alunos, recontando, misturando elementos. No segundo semestre, baseadas no “Apólogo” de Machado de Assis, focalizamos a construção do personagem, que foi feita em massinha, e através de pares, como a bola e a trave, e das características depreendidas acerca do gênero apólogo, os alunos redigiram os seus próprios textos.
            A participação no PIBID também nos trouxe a possibilidade de participar de diferentes eventos científicos. A fim de divulgar nossos trabalhos, submetemos produções a vários congressos e obtivemos vários aceites!  Tivemos trabalhos apresentados e publicados no 18º COLE (Congresso de Leitura do Brasil – Campinas, 2012), no 1º Colóquio Nacional Diálogos entre Linguagem e Educação e VII Encontro do NEL (Blumenau, 2012), no 19º InPLA (Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada – São Paulo, 2013), além dos eventos internos da FURB, como a MIPE e os Seminários das Licenciaturas e PIBID.
            Foram três anos de trabalho intenso, alguns desencontros e muita parceria! Agradecemos à escola Carlos Maffezzolli que depositou em nós a confiança para desenvolver o trabalho, à professora Rose, nossa supervisora, sempre presente e atuante, e à coordenadora do projeto, professora Otilia, que nos permitiu fazer parte dessa equipe e confiou no nosso trabalho. Com o fim da graduação nos despedimos do PIBID, mas fica a certeza de que nos empenhamos e entregamos o nosso melhor! Fica a saudade dos bons momentos vividos com as crianças... Obrigada por tudo!


PS.: Eu, Thais, quero parabenizar minha dupla, Gabriela, pela entrada no Mestrado em Educação da FURB, com seu projeto relacionado aos dados do PIBID. Parabéns, Gabi! Muito sucesso em sua pesquisa e nessa continuação do Projeto, que é tão bonito!









Mais algumas fotos de todos esses anos de trabalho:








Um comentário:

  1. Que coisa mais linda esse relato. Vocês irão fazer falta em nosso PIBID, mas com certeza serão chamadas para formar os novos pibidianos. Muito sucesso na vida acadêmica!

    ResponderExcluir

Created By Sora Templates