FORMAÇÃO SOBRE PROJETOS DE LETRAMENTO

Depois, foi a vez de explorar o texto indicado para leitura. Tendo em vista o tema do subprojeto, foi indicado o capítulo 3, "projetos de letramento no ensino médio", da obra organizada por Bunzen e Mendonça (2013).
Os bolsistas foram convidados a produzir um mapeamento de leitura. Mas o que é isso? É a representação gráfica do texto pelo leitor, revelando sua compreensão. Estudamos um pouco da teoria sobre mapeamento, analisamos modelos e depois cada um produziu o seu. Foi um momento muito bacana revelando a autoria de todos. Vejam como estavam concentrados:
Depois de tanto trabalho, eis que surgem os mapas de leitura. Cada um com seu estilo, revelando as compreensões do texto.
Depois desse momento de reflexão escrita, a coordenadora Maristela conduziu a discussão sobre o documentário "Pro dia nascer feliz" para o qual os alunos haviam produzido um parágrafo reflexivo. Depois de retomarem seus escritos, os alunos apresentaram 3 palavras que sintetizavam o vídeo. Foi um momento muito oportuno para discutir sobre o papel do professor em diferentes contextos. Palavras como diferença, contexto cultural, abismo, preconceito, entre tantas, ajudaram a estabelecer a relação entre o artigo lido, o subprojeto e a realidade onde estão atuando os bolsistas.
No momento final, cada escola socializou os trabalhos deste primeiro semestre, revelando diferentes formas de abordar o letramento em cada comunidade.
0 comentários:
Postar um comentário